Comprar ou Alugar um imóvel: O que compensa mais?

Comprar ou Alugar um imóvel é uma decisão financeira importante para a vida adulta. Para poder escolher bem, veja as vantagens e desvantagens das duas opções e qual se encaixa melhor para você!

O que analisar antes de tomar uma decisão? 🔍 

Antes de optar por um caminho é preciso considerar 3 coisas:

1. Sua situação financeira 

Você precisa ter sua renda bem definida e pensar quanto você está disposto a gastar. Para fazer essa análise de custo-benefício você deve considerar suas despesas mensais, se tem ou não economias, e a estabilidade em seu emprego.

2. Seus planos de vida

Onde você se enxerga a longo prazo? Comprar um imóvel implica permanecer em um mesmo lugar por muito tempo, ideal para quem tem planos bem definidos e deseja uma vida estável.

 Já o aluguel oferece uma vida mais dinâmica, onde você pode experienciar imóveis em diversas localizações, tamanhos e comodidades. 

3. Os riscos possíveis

Os dois caminhos podem ser incertos, comprar pode acarretar riscos financeiros por conta do mercado imobiliário, riscos de desvalorização do imóvel e de responsabilização da propriedade, como manutenção e segurança. 

Alugar também pode ser arriscado, pois você fica sujeito a aumentos de aluguel, instabilidade de moradia, restrições do locador e dependência do proprietário para resolver certos problemas.

Comprar ou Alugar um imóvel
fonte: microsoft image creator

Comprar é melhor que alugar? 🏡

Ao investir em um imóvel você está construindo um patrimônio que pode servir como uma fonte de renda, seja vendido ou alugado.

 Você também terá benefícios de estabilidade financeira, visto que as taxas de hipoteca geralmente são fixas. Além disso, você terá a liberdade de personalizar a sua casa de acordo com seus gostos e necessidades, fazendo dela a sua casa dos sonhos.

Porém, comprar uma casa requer uma quantia maior de dinheiro desembolsado, porque além do pagamento inicial da hipoteca, podem surgir custos adicionais de impostos e manutenções. 

Se também, por uma radicalidade, você precisasse se mudar, o processo de venda de uma propriedade é demorado e muitas vezes não retorna todo o dinheiro investido inicialmente, isso limitaria suas ações.

Alugar é melhor que comprar? 📝 

Alugar um imóvel requer um depósito bem menor do que a compra, muitas vezes somado somente a um calção e ao primeiro aluguel. Oferece uma mobilidade maior, se você planeja trocar de emprego ou cidade. 

Também sendo um inquilino você não tem responsabilidades de manutenção sobre a propriedade, e pode acabar economizando dinheiro a curto prazo. 

Mesmo assim, alugar uma casa ou apartamento pode ter suas desvantagens, porque você estará pagando pelo uso de um imóvel que não terá nenhum retorno financeiro a longo prazo. 

Você também fica a mercê do proprietário ou imobiliária que está ligado, sujeito a restrições ou multas. Assim como pode ter uma moradia instável, caso o locador deseje vender o imóvel ou não renovar o contrato. 

Vale a pena comprar um imóvel para alugar? 💰

Comprar para alugar é uma opção de investimento lucrativo, pois a renda mensal dos inquilinos pode cobrir as dívidas do imóvel e, a depender dos casos, gerar um lucro estável, somado a construção de um patrimônio que será seu. 

Ainda sim, essa decisão precisa ser muito bem pensada, analisando fatores como localização, acessibilidade (escolas, mercados, transporte, etc) e tempo para gerir a propriedade.

Comprar ou Alugar? Qual é melhor?

Tanto comprar quanto alugar um imóvel pode ser vantajoso para você, o que pode ajudar na sua escolha é ponderar seus objetivos, circunstâncias pessoais e estilo de vida. Pesquise bastante, consulte um profissional especializado e siga o que faz mais sentido para você. 

FAQ

  1. Quais são os custos adicionais associados à compra de uma casa que os compradores devem considerar?
    Taxas de fechamento, impostos sobre a propriedade, custos de manutenção, seguro, custos de mudança e possíveis custos de hipoteca.
  2. Como a situação do mercado imobiliário afeta a decisão entre comprar e alugar um imóvel?
    Em áreas com preços de compra altos e oferta limitada, alugar pode ser mais vantajoso. Em mercados com preços de compra acessíveis e aluguéis altos, comprar pode ser mais econômico.
  3. Como as taxas de juros afetam a viabilidade da compra de uma casa?
    Taxas mais baixas tornam os financiamentos hipotecários mais acessíveis, enquanto taxas mais altas podem aumentar os custos de financiamento.
  4. Quais são as opções disponíveis para aqueles que desejam comprar uma casa, mas têm dificuldades financeiras?
    Programas de assistência governamental, financiamento com entrada baixa, empréstimos subsidiados e programas de assistência para pagamento inicial.
Gabrielle Fonseca

Gabrielle Fonseca